Em Maria Helena, um homem de 45 anos foi vítima do golpe do PIX na tarde desta terça-feira (23), perdendo mais de R$ 800,00 ao acreditar que estava ajudando seu sobrinho em uma situação de urgência. O caso foi registrado por volta das 13h, quando a vítima, que estava em sua residência, recebeu uma mensagem supostamente de seu sobrinho.
A mensagem solicitava uma transferência urgente no valor de R$ 876,00 até as 16h, alegando uma situação crítica. O golpista utilizou uma foto do sobrinho da vítima para dar mais credibilidade à solicitação. Confiante na identidade do suposto parente, o homem realizou a transferência para a conta bancária fornecida.
Somente depois de efetuar a transação, o homem percebeu que havia caído em um golpe. Ao procurar a Polícia Militar para relatar o ocorrido, ele descobriu que a foto utilizada na mensagem não correspondia ao seu sobrinho e que criminosos estavam por trás da fraude.
As autoridades policiais alertam a população para que estejam sempre atentas a mensagens suspeitas, mesmo que aparentem ser de familiares ou amigos. Recomenda-se verificar a autenticidade do pedido por meio de uma ligação telefônica ou contato direto com a pessoa envolvida antes de realizar transferências de valores, especialmente em situações de urgência.
A investigação do caso está em andamento para identificar e punir os responsáveis pelo golpe.